top of page

O projeto Unfolding Art History in Latin America (Desdobrando a História da Arte na América Latina) – apoiado pelo Programa Connecting Art Histories da Fundação Getty em Los Angeles – é coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em conjunto com a Universidade San Martin (Unsam, Buenos Aires) e a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam, Cidade do México), contando ainda com a parceria da Universidade San Francisco (USFQ, Quito), da Universidade de Los Andes (Bogotá) e da Universidade Federal de São Paulo. Seus dois principais objetivos são a constituição de uma rede acadêmica sustentável na América Latina e a consolidação e/ou implementação dos cursos de graduação e pós-graduação nas universidades e países envolvidos.

 

O tema central do projeto é a investigação do trânsito de objetos de arte, práticas artísticas e discursos históricos no campo das artes visuais na América Latina de 1800 a 1920 – o "longo século XIX" –, das mudanças de estatuto políticos das antigas colônias à modernização de cidades, territórios, corpos e mentes.  O conceito de "desdobramento", como entendido aqui, envolve o de recepção, em sentido amplo, levando em conta várias formas de circulação do saber e dos valores visuais, tais como cristalização, transmissão, transmutação, transposição, empréstimo, apropriação e transformação. Essa noção expandida de recepção será examinada em três das tradições artísticas latino-americanas, a saber: a tradição clássica, a tradição moderna e as tradições não ocidentais. O projeto não objetiva estudar necessária e exclusivamente os objetos de arte produzidos na América Latina, mas sim investigar como essas tradições foram se transformando e como afetaram umas às outras, sobrevivendo com diferentes intensidades e poder cultural no espaço social.

 

Unfolding Art History desenvolve-se em duas linhas de ação. De um lado, encontros e seminários internacionais, concebidos como arenas para um amplo debate sobre os temas propostos entre professores e estudantes de pós-graduação e graduação. De outro, seis sessões de cursos intensivos (de uma semana de duração), promovendo intercâmbio de docentes e discentes entre as universidades envolvidas.

Arnaud Julien Pallière (Bordeaux, 1784-1862, França)

Vista do Rio de Janeiro, c. 1817-1826

óleo sobre tela. Coleção Fadel, Rio de Janeiro

  • facebook-square

Copyright 2012 Unfolding Art History in Latin America

bottom of page