top of page

Programa

Seminário Tradição Moderna – Brasil (Rio de Janeiro)

 
Este seminário visa ao debate sobre a recepção, apropriação e interpretação da tradição moderna na e a partir da América Latina. O fato de ser realizado no Rio de Janeiro, Brasil, possibilita aos participantes repensar o papel da modernidade e a sua difusão mundial.

 

O seminário procura responder à questão central sobre como podemos definir a modernidade nas regiões e culturas chamadas de periféricas. Ou, colocado de outra forma, Como podemos definir a modernidade sem pensar na sua qualidade global (ou universal, usando um termo modernista), sem deixarmos de refletir sobre todos os conflitos e acomodações dentro do quadro local das diferentes culturas?

 

Alguns tópicos são de especial interesse:

 

• Modernismos: recepção e interpretação de diferentes movimentos artísticos europeus na América Latina;

 
• Identidade cultural e modernidade global: retóricas nacionalista e modernista nos processos de independência e modernização;

 
• Sistemas artísticos na América Latina: Academias, grupos de artistas, mercado, crítica de arte e a difusão da modernidade;

 
• Visualidade moderna na América Latina: o diálogo entre o global e as tradições locais no desenvolvimento da modernidade visual.

bottom of page