top of page

Cursos

Tradição Não-Ocidental

 

Na dinâmica artística e cultural processada na América Latina desde o século XV, a tradição europeia interagiu com as tradições indígenas (as quais tinham uma longa história nas Américas), e tradições de outros contextos sociais: da Ásia, devido ao escopo da expansão portuguesa ao extremo oriente (Índia, China, e Japão), ás expedições asiáticas, ao comércio e às estratégias marítimas, e da África, como resultado da diáspora relacionada ao tráfico de africanos e africanas, e à escravidão dos mesmos nas Américas.

 
Até recentemente, essas culturas pré-existentes na América Latina e da África eram vistas como primitivas e, como tal, vinculadas a um tempo imemorial e ahistórico. Assim, não se via nas tradições artísticas existentes nas Américas a dinâmica da arte nas sociedades  europeias e do Oriente. Hoje, entretanto, o entendimento dessas sociedades não europeias mudou substancialmente. Agora elas são tomadas como históricas, dinâmicas, ativas – transformáveis e transformadoras.

 
Essas tradições não apenas tinham ideias e práticas artísticas particulares, mas também suas próprias instituições. Além disso, é importante observar como os estudos das tradições não Ocidentais foram freqüentemente feitos primeiro por agentes e instituições de disciplinas como medicina, antropologia, e arqueologia, e apenas depois pelo campo da história da arte.

 
Desdobrar a reflexão artística sobre as culturas não ocidentais que participaram da dinâmica social da América Latina permite, também, reconsiderar a modernidade a partir de outros parâmetros. Como as culturas existentes no território conhecido como América reagiram á presença estrangeira? Como as culturas africanas se adaptaram às condições de possibilidade na América? Como as tradições orientais se relacionaram às demais tradições na região? Como as culturas não dominates interagiram com as tradições clássica e moderna nos regimes colonial e pós-colonial? Como  foram as conexões e interações dos agentes e instituições dessas tradições? Como suas ideias, práticas e obras de arte foram interpretadas e  incorporadas pelos europeus? Como as culturas europeias foram apropriadas por eles?

bottom of page